quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

'EXTRAORDINÁRIO': CARISMA DO ELENCO E DIREÇÃO CUIDADOSA ENTREGAM LONGA EMOCIONANTE, COM SENSIBILIDADE E MAGIA


SINOPSE:

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas.

Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança.

Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

CRÍTICA:

O período escolar nunca é fácil, seja pelas dificuldades inerentes de aprendizado aliado à pressão em não ser reprovado ou mesmo pelo convívio com completos desconhecidos, sem os mimos típicos da vida em família.

Independente dos problemas enfrentados, trata-se de um imenso aprendizado sobre como se comportar em sociedade, para o bem e para o mal.

'Extraordinário', adaptação do livro homônimo escrito por R.J. Palacio e que estreia hoje aqui no Brasil, aborda exatamente esta questão, potencializada pelo protagonismo de um garoto de 10 anos que, devido a deficiências de nascença, passou por 27 cirurgias plásticas - o que, inevitavelmente, gera reflexos na forma como é encarado por todos à sua volta.

Extraordinário : Foto Jacob Tremblay
Jacob Tremblay é o protagonista Auggie - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paris Filmes
Em uma realidade tão complexa, rodeada por todo tipo de preconceito, chama a atenção como o livro - e, consequentemente, o filme - busca alguns confortos a seu personagem principal: o núcleo familiar absolutamente acolhedor, sem grandes atritos entre seus integrantes, e um certo tom lúdico com base em um adorado ícone universal: Star Wars.

Como não abrir um sorriso ao ver aquela criança de olhar tão tristonho a cada novo encontro com Chewbacca?

Com habilidade, Palacio - e os roteiristas do filme, Steve Conrad, Jack Thorne e o próprio diretor Stephen Chbosky - encontraram um meio-termo entre a dor e a felicidade que, personificado em uma criança, comove - mas não é só.

Extraordinário : Foto Jacob Tremblay
Auggie na escola
Por mais que seja um filme claramente emotivo - mas sem tentar, a todo custo, arrancar o choro do espectador, o longa se apropria de certos maniqueísmos típicos nesta busca pelo coração de quem o assiste.

Se o elo emocional com cachorros apela para o lado afetivo de cada um e a própria conjuntura em torno do garoto é milimetricamente calculada de forma a não gerar ruídos ao tema principal, é difícil resistir ao carisma e à ternura do espetacular Jacob Tremblay como o jovem Auggie, uma escolha precisa que, aliado ao competente trabalho de maquiagem, apresenta um personagem absolutamente encantador, seja nas angústias ou mesmo nos momentos de auto ironia.

Difícil não se render a ele, ou mesmo a outros dois jovens que o rodeiam: Izabela Vidovic - intérprete da irmã Via - e Noah Jupe - como o amigo Jack Will.

Neste aspecto, o longa ganha relevância também ao ressaltar a individualidade dos jovens a partir de suas angústias pessoais, por mais que a divisão do filme a partir dos personagens soe um tanto quanto esquemática.

Ainda assim, tal diversidade amplia o leque emocional retratado em cena, trazendo ao filme camadas necessárias para evitar um foco excessivo (e desgastante) em Auggie.

Por outro lado, é importante também ressaltar que nenhuma das subtramas possui um grande aprofundamento, tendo como objetivo maior trazer mais informações acerca da personalidade do retratado.

Extraordinário : Foto Julia Roberts, Owen Wilson
Julia Roberts e Owen Wilson, os pais de Auggie
Há ainda Julia Roberts e Owen Wilson, os pais de Auggie, em momento especialíssimo em suas carreiras.

Se ele praticamente reprisa o personagem de 'Marley & Eu', a partir do já conhecido - e mais uma vez funcional - perfil boa praça, ela é competente ao compor a mãe amorosa e rigorosa, que tenta conciliar aspirações profissionais com a vida em família.

Entretanto, o real motivo pela escolha de Julia está em seu marcante sorriso, luminoso sempre que surge em cena.

Repleto de boas intenções, o longa equilibra bem as mensagens edificantes intrínsecas com o carisma de um bom elenco e uma direção cuidadosa, que dosa com competência e sensibilidade os inevitáveis momentos emocionais de sua trajetória.

Vale muito a ida ao cinema.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'EXTRAORDINÁRIO'
Título Original:
WONDER
Gênero:
Drama
Direção:
Stephen Chbosky
Elenco:
Ali Liebert, Bryce Gheisar, Danielle Rose Russell, Daveed Diggs, Elle McKinnon, Emma Tremblay, Grayson Maxwell Gurnsey, Izabela Vidovic, Jacob Tremblay, Julia Roberts, Kyle Breitkopf, Lucia Thain, Mandy Patinkin, Millie Davis, Nadji Jeter, Nicole Oliver, Owen Wilson, Rachel Hayward, Sasha Neuhaus, Sonia Braga
Roteiro:
Steve Conrad
Produção:
David Hoberman, Todd Lieberman
Fotografia:
Don Burgess
Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos
Montador:
Mark Livolsi
Estúdio:
Lionsgate Films, Mandeville Films, Participant Media, Walden Media
Distribuidora:
Paris Filmes
Ano de Produção:
2016
Duração:
113 min.
Estréia no Brasil:
07/12/2017
Classificação Indicativa:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário