quinta-feira, 26 de outubro de 2017

'THOR: RAGNAROK': COM MUITO HUMOR E CENAS DE AÇÃO ESPETACULARES, DIRETOR TAIKA WAITITI REINVENTA O DEUS DO TROVÃO E ENTREGA UM DOS MELHORES FILMES DA MARVEL


SINOPSE:

Thor (Chris Hemsworth) está aprisionado do outro lado do universo, seu poderoso martelo Mjölnir for destruído e ele precisa correr contra o tempo, tendo Loki (Tom Hiddleston) como aliado e para evitar o Ragnarok — a destruição de sua terra natal e o fim da civilização de Asgard pelas mãos de uma nova e poderosa ameaça, a impiedosa deusa da morte Hela (Cate Blanchett).

Mas antes, ele deve sobreviver a um duelo mortal numa arena de gladiadores onde seu adversário é um antigo aliado e colega Vingador - o Incrível Hulk (Mark Ruffalo).

CONFIRA AS BIOGRAFIAS DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS:


CRÍTICA:

Para quem é fã de Thor - como eu - e mesmo para os não fãs, os dois primeiros longas solo do deus do trovão deixaram a desejar.

Tanto, que foram os mais criticados do MCU, talvez porque nunca se encontrou o tom certo para as histórias desse personagem grandioso, um deus nórdico alienígena que vive num castelo medieval no meio do espaço.

Assim, nos acostumamos a ver Thor (Chris Hemsworth) rendendo muito mais nos filmes dos Vingadores, principalmente por mostrar um personagem mais humano e muito mais divertido e bem-humorado do que nos seus dois longas solo anteriores.

Tudo isso muda - e para melhor - com 'Thor: Ragnarok', que estreia hoje aqui no Brasil.

O acerto se dá na escolha do tom certo - um mix de humor e espetaculares cenas de ação - fruto do belíssimo trabalho do diretor Taika Waititi, o homem certo na hora certa para explorar melhor esse lado.

Thor: Ragnarok : Foto Chris Hemsworth, Taika Waititi
O diretor Taika Waititi instrui Chris Hemsworth para uma cena do longa - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Disney
Espetacular, o longa consegue ser divertido como qualquer filme da Marvel, com a diferença que, ao abusar de elementos bizarros vistos em 'Guardiões Da Galáxia' e 'Doutor Estranho', o mundo de Thor se torna mais interessante e a narrativa funciona bem melhor.

A trama mostra como a deusa da morte, Hela (Cate Blanchett), retorna para dominar Asgard e como Thor precisa salvar sua terra e os 9 reinos que fazem parte do domínio de Odin.

Thor: Ragnarok : Foto Cate Blanchett
 Primeira vilão de peso do MCU, Hela é interpretada por Cate Blanchett
Se aparentemente não veremos nada de novo, a trama inteligentemente se apropria do arco 'Planeta Hulk' das HQs, para mostrar o deus do trovão obrigado a se tornar um gladiador e lutar contra o Gigante Esmeralda (Mark Ruffalo).

Evidentemente, a cena que marca o reencontro dos dois é o ponto alto do longa.

Como a Marvel não tem os direitos para fazer um filme solo do Hulk (que pertencem à Universal Pictures), a sacada de se apropriar de uma de suas melhores histórias nos quadrinhos num filme protagonizado por outro personagem não é só inteligente, como funciona bem na telona.

A participação do Hulk é muito boa no geral, já que ele aparece de uma forma como nunca vimos no cinema.

Thor: Ragnarok : Foto Chris Hemsworth, Mark Ruffalo
Thor e Banner: química absurda
O próprio Bruce Banner está bem diferente dos filmes anteriores, graças à soberba atuação de Mark Ruffalo, muito mais desesperada e cômica, dando um ar interessante ao personagem, que passou por poucas e boas nos últimos dois anos -  após o que vimos no último 'Vingadores'.

Pela primeira vez, vemos o personagem com diálogos e mostrando toda a sua dualidade: quando Hulk, vemos nuances de Banner aprisionado dentro do Gigante Esmeralda e enquanto Banner, podemos perceber, graças ao trabalho corporal de Rufallo, o monstro preso dentro dele.

Resultado de imagem para thor ragnarok hulk
O Hulk é praticamente um deus em Sakaar
A narrativa do filme, pontuada com excelentes cenas de ação como a muito não víamos, segue clichês básicos ao mostrar o triunfo de um herói novamente hesitante - mas ao menos o filme é ágil e fluido.

Felizmente, o senso de humor quase sempre acerta, mesmo apelando para piadas físicas ou exageradas, que arrancam muitas risadas do público.

Visualmente, o longa é incrível, ainda mais colorido do que os outros filmes da Casa das Ideias, com cenários e personagens bastante criativos.

O planeta Sakaar é um lugar interessante demais, com uma sociedade bizarra e sem lei que só podia ser dominada por um tipo estranho como o Grão Mestre, vivido pelo ótimo Jeff Goldblum.

Resultado de imagem para thor ragnarok jeff goldblum
Jeff Goldblum, em cena como o Grão Mestre
A trilha sonora também dá show - a começar pela excelente 'Immigrant Song', do Led Zeppelin embalando as cenas de ação -  para mim, é a melhor trilha dos filmes da Marvel até agora.

Chris Hemsworth surge muito seguro como o protagonista - principalmente nas cenas de humor e de batalha, onde percebe que não precisa do seu martelo para invocar os poderes do trovão.

Resultado de imagem para chris hemsworth thor ragnarok  battle
Nas espetaculares cenas de batalha, Thor finalmente usa seu icônico elmo - o que deixa os fãs esfuziantes
a primeira vilã do universo cinematográfico da Marvel, soberbamente interpretada pela ganhadora do Oscar Cate Blanchett, dá a Hela o peso e a importância que gostaríamos de ver.

Mas o destaque maior do longa fica sendo a Valquíria, interpretada por Tessa Thompson: linda na telona, debochada e excepcional, tanto nas cenas de diálogos quanto nas de luta, com certeza ela aparecerá ainda com mais destaque em outros longas.

Resultado de imagem para thor ragnarok tessa thompson
Valquíria É interpretada por Tessa Thompson
Por fim, Tom Hiddleston reinventa Loki mais uma vez, mantendo a essência do personagem que conhecemos, mas acrescentando mais humor e um inédito senso de família.

Thor: Ragnarok : Foto Chris Hemsworth, Tom Hiddleston
Thor e Loki: finalmente irmãos
Se não apresenta nada novo em termos de narrativa ou história, o terceiro longa solo do deus do trovão continua a ampliar o ótimo universo cinematográfico da Marvel e, como os outros filmes do estúdio, fez um ótimo trabalho quando falamos de diversão.

Filmaço.

SPOILERS:
(se não quiser saber, pule esse tópico)

Quando Thor retorna a Asgard, Loki se faz passar por Odin e assiste a uma peça de teatro exaltando o seu próprio heroísmo. Thor acha tudo muito estranho.... Na peça, Loki é interpretado por Matt Damon, em divertida participação especial.

Já em Nova York, Thor e Loki tentam encontrar Odin - Loki o tinha deixado num asilo de velhos. É a deixa para a participação especial de Benedict Cumberbatch como o Dr. Estranho.

É desse encontro que foi tirada a cena pós créditos de 'Dr. Estranho', onde a caneca de cerveja que o mago oferece a Thor nunca se esvazia.

Hela é a filha mais velha de Odin - portanto, irmã de Thor e Loki - e verdadeira herdeira do trono de Asgard.

Depois de ser encontrado num campo na Noruega e logo após revelar a Thor e Loki que tem uma filha mais velha e que a baniu de Asgard, Odin morre - e Hela aparece - e destrói o Mjölnir, o poderoso martelo de Thor.

Só depois de um tempo em que foi aprisionado em Sakaar por ela, é que Thor descobre que a personagem de Tessa Thompson é uma Valquíria, mulheres guerreiras de Asgard.

Antes de ir lugar na arena com o Hulk, Thor tem o seu longo cabelo cortado por um espetacular barbeiro: nada menos que Stan Lee, usando uma engenhoca à la 'Edward Mãos de Tesoura'! Sim, esse é o cameo do gênio da Marvel no longa.

Desde o final de 'A Era de Ultron', quando desapareceu, Hulk nunca mais voltou a ser Bruce Banner - em Sakaar, como ele vence todas as lutas, Hulk virou uma espécie de deus, com o povo o tietando e usando máscaras com seu rosto.

Na belíssima luta final entre Thor e Hela, vemos o maior spoiler do longa: mestre no lançamento de adagas, Hela fere Thor - que perde um olho e aparece, na sequência final, com um tapa-olho parecido ao que já conhecíamos no rosto de Odin.

Hela fica mais forte à medida que suga o poder de Asgard e do seu povo - quando o Ragnarok começa, Heimdall consegue embarcar toda a população numa gigantesca nave, Hela fica fraca e é derrotada.

Asgard é completamente destruída.

A primeira cena pós créditos mostra Thor e Loki juntos, na nave que resgatou os asgardianos a caminho da Terra, quando topam com a enorme plataforma de Thanos no espaço - fazendo assim a ligação com 'Vingadores: Guerra Infinita'.

Nem espere pela segunda cena pós créditos: de volta ao planeta Sakaar, vemos o final da rebelião e o Grão Mestre também caindo no meio do lixão onde Thor caiu assim que chegou ao planeta - cena sem graça, mais sem graça que a do Capitão América em 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'.

PÔSTERES ORIGINAIS:









TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'THOR:RAGNAROK'
Título Original:
THOR:RAGNAROK
Gênero:
Ação
Direção:
Taika Waititi
Elenco:
Amali Golden, Anthony Hopkins (Sir), Ashley Ricardo, Benedict Cumberbatch, Cate Blanchett, Charlotte Nicdao, Chris Hemsworth, Clancy Brown, Georgia Blizzard, Idris Elba, Jaimie Alexander, Jeff Goldblum, Karl Urban, Mark Ruffalo, Rachel House, Ray Stevenson, Shalom Brune-Franklin, Tadanobu Asano, Taika Waititi, Tessa Thompson, Tom Hiddleston, Zachary Levi
Roteiro:
Christopher Yost, Craig Kyle, Eric Pearson
Produção:
Kevin Feige
Fotografia:
Javier Aguirresarobe
Trilha Sonora:
Mark Mothersbaugh
Montador:
Joel Negron, Zene Baker
Estúdio:
Marvel Entertainment, Marvel Studios, Walt Disney Pictures
Distribuidora:
Buena Vista Pictures, Walt Disney Pictures
Ano de Produção:
2017
Estréia (Brasil):
26/10/2017
Duração:
130 min.
Classificação Indicativa:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário