quinta-feira, 6 de julho de 2017

'HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR' - MAIS QUE O ABUTRE, DÚVIDAS EXISTENCIAIS DE ADOLESCENTE DE PETER SÃO OS VILÕES DO ALEGRE, LEVE E INSPIRADÍSSIMO LONGA

SINOPSE:

Peter Parker/Homem-Aranha (Tom Holland), que fez sua estreia  no Universo Marvel em 'Capitão América: Guerra Civil', é um adolescente de 15 anos, que começa a lidar com a sua recém-descoberta identidade como o super-herói Cabeça de Teia.

Entusiasmado com sua experiência com os Vingadores e sob o olhar atento de seu novo mentor Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro, Peter retorna à casa no bairro do Queens, Nova York, onde vive com sua Tia May (Marisa Tomei), ainda abalada com a recente morte do marido, Ben.

Distraído por pensamentos de provar ser mais do que apenas o Homem-Aranha, amigão da vizinhança, ele tenta se readaptar à sua rotina de adolescente, com escola, primeira namorada e sempre tendo a companhia do amigão Ned (Jacob Batalon) - um nerd que pira ao saber que ele é o Cabeça de Teia.

Mas quando o Abutre (Michael Keaton) surge como um novo e poderoso vilão, tudo o que Peter considera mais importante em sua vida será ameaçado.

CRÍTICA:

Primeiro filme solo do Cabeça de Teia sob o comando da Marvel Studios e produzido em conjunto com a Sony Pictures, detentora dos direitos do personagem para o cinema, 'Homem-aranha: De Volta Ao Lar', que estreia hoje em 761 salas em todo o Brasil, é leve, engraçado e capaz de capturar tudo o que fez Peter Parker ser um dos personagens mais amados da cultura pop ao longo das últimas décadas.

O longa desenvolve o personagem mostrado em 'Capitão América: Guerra Civil', com Tom Holland em momento inspirado no papel.

Definitivamente, Holland é o melhor ator a viver o personagem nas telonas, disparado.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar : Foto Tom Holland
Tom Holland: melhor Peter/Homem-Aranha de todos, disparado - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
A trama é simples: com sua nova armadura, Peter quer provar para Tony Stark (Robert Downey Jr.) que, apesar de ser um adolescente com todos os problemas e ansiedades que essa faixa de idade sempre tem, pode ser um Vingador.

Mas ele também quer conquistar Liz (Laura Harrier) - crush de Peter nas suas primeiras HQs.

E acaba se deparando com um grupo de traficantes de armas high tech.

Em meio a tudo isso, o filme usa bem o lema principal das suas HQs - "Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades" - afinal, Peter não é responsável apenas por suas ações como Homem-Aranha, já que ele precisa ser um bom aluno, um bom sobrinho para sua Tia May (Marisa Tomei), viúva recente, um bom amigo para Ned (Jacob Batalon, hilário) e um bom par para Liz.

A Marvel já havia provado que Holland era o ator certo para viver o Aranha em 'Guerra Civil' e agora termina de vender essa ideia.

Assim como Gal Gadot é a Mulher-maravilha e Downey Jr. é Tony Stark, Holland É Peter Parker.

Ele interpreta muito bem o personagem - e interpretá-lo parece algo natural.

Ele é, sem dúvida, a versão mais próxima dos quadrinhos em comparação com os intérpretes anteriores - e os fãs agradecem.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar : Foto Tom Holland
Holland, o melhor de todos
O Peter Parker de Tom Holland é inteligente, loser, típico adolescente nerd e com forte senso de moral.

Mesmo quando ele faz besteira, fica claro que quer fazer o bem, mas ainda é um adolescente e nem sempre consegue medir suas ações.

Ele manda muito bem e tem uma cena particularmente incrível de diálogo com o vilão vivido por Michael Keaton, outro desempenho espetacular no longa.

Curiosamente, Keaton e Downey Jr. aparecem muito menos do que o esperado.

No caso do Homem de Ferro, isso é algo positivo, afinal, o longa corria o risco de depender demais de Stark, tirando espaço do cabeça de teia, o que não acontece.

As cenas com Downey Jr. são muito boas e o personagem aparece na medida certa, com Happy (Jon Favreau) aparecendo muito mais como contato entre Stark e Parker, mas quando Tony aparece é possível sentir seu impacto na vida do protagonista.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar : Foto Jon Favreau, Robert Downey Jr., Tom Holland
Favreau, Holland e Downey Jr, filmando uma cena do longa
Entretanto, no caso de Keaton esse sumiço é um problema, já que o ator manda muito bem como vilão quando está na tela, algo raro para os filmes da Marvel.

Com mais profundidade do que costumamos ver no MCU, mas com menos espaço, ele é um cara normal, indignado como os ricos, como Stark, tratam os trabalhadores.

É possível se relacionar facilmente com ele, já que seu único interesse é prover para sua família.

Ele é um criminoso com acesso à tecnologia alienígena que juntou da batalha dos Vingadores em Nova York, e não um vilão maquiavélico com planos elaborados.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar : Foto Michael Keaton
Michael Keaton é o vilão Abutre
O elenco de apoio todo é muito bom.

Marisa Tomei é uma Tia May moderna, muito mais jovem que suas versões anteriores; Zendaya é surpreendente, mas o destaque mesmo é Jacob Batalon como Ned, amigo nerd de Peter que logo descobre a verdade por trás do "estágio" que Peter afirma fazer com Tony Stark, pira ao saber que seu melhor amigo é o Homem-Aranha e passa a ser o parceiro ideal para Peter em suas aventuras.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar : Foto Jacob Batalon, Tom Holland
Jacob Batalon como Ned, amigo nerd de Peter: alívio cômico do longa
A forma como o longa se passa no colegial o diferencia o suficiente dos outros longas da Marvel, assim como a ação se passar boa parte do tempo no subúrbio novaiorquino e não nas paisagens de Manhattan que todos conhecemos - o que só realça o apelido "amigão da vizinhança".

As coisas funcionam bem também principalmente por não existir algo urgente como "salvar o mundo" em jogo, mesmo quando o longa sofre com alguns problemas de ritmo e diversas vezes ficando arrastado.

O filme usa e abusa da tecnologia de forma realmente muito interessante: o novo uniforme do Aranha é simplesmente sensacional, o tipo de detalhe que apimenta as coisas sem tirar a essência no personagem.

E aqui cabe falarmos sobre Jennifer Connelly, que já havia sido anunciada como parte integrante do elenco, mas sua personagem nunca tinha sido revelada.

A atriz vencedora do Oscar faz a voz de Karen, o sistema operacional do uniforme tecnológico do Cabeça de Teia, criado por Tony Stark.

O genial é que Connelly é casada com Paul Bettany, ator que interpreta Visão no filme e que também fez a voz do sistema das armaduras do Homem de Ferro, Jarvis.

Ou seja: Karen é ninguém menos que a esposa de Jarvis - um ótimo easter egg do diretor Jon Watts.

Os gadgets do vilão também são muito legais, em especial um que permite atravessar paredes de metal - além de ser terrível, o Abutre soube muito bem dominar a tecnologia alienígena que foi estocando - o que coloca esse filme do Aranha diretamente ligado a 'Os Vingadores - The Avengers'.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar : Foto Michael Keaton
O Abutre criou seu traje usando a tecnologia que os alienígenas deixaram em NY em 'Os Vingadores - The Avengers'
É o melhor do sci-fi e de um filme da Sessão da Tarde unidos de forma harmoniosa: tem ação, aventura pequenas doses de romance e as dúvidas existenciais adolescentes, mais que o Abutre, são realmente os verdadeiros vilões.

A interação dos personagens, as piadas, a história de um adolescente lidando com mais do que pode suportar e os elementos de sci-fi que sabem como usar o background tecnológico do MCU pós-batalha de Nova York fazem desse filme algo realmente único.

Amy Pascal (Sony) e Kevin Feige (Marvel) já disseram que esse longa será o primeiro de uma nova trilogia - a Sony revitaliza um personagem que ela quase queimou em insistir num reboot sem graça e fora do tempo com Andrew Garfield e a Marvel ganha um personagem de primeira linha das HQs para seus filmes.

Começando pelas dúvidas de um adolescente, não repetindo pela enésima vez a picada de aranha que deu poderes a Peter e a morte do Tio Ben, o longa, como as melhores histórias do Aranha, é leve, divertido e com muito carisma, deixando um gostinho de 'quero mais' para as futuras participações do Cabeça de Teia nos seus dois posteriores filmes solo e nos dois longas futuros dos Vingadores.

A direção de Jon Watts, até então um desconhecido, é rápida, mas competente em dar fluidez à excelente trama.

E Tom Holland se mostra, desde já, como o melhor ator do Universo Marvel, disparado.

Mostrando em cada cena muita energia e bom humor, aos 21 anos ele tem um carisma imenso e um timing cômico excepcional.

E lógico: fique sentado quando os créditos subirem: o longa tem não uma, mas duas cenas prós-credito muito divertidas.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR'
Título Original:
SPIDER-MAN HOMECOMING
Gênero:
Ação
Direção:
Jon Watts
Roteiro:
Jon Watts, Chris McKenna, Erik Sommers, Jonathan Goldstein (XII) e John Francis Daley, baseados em personagens criados por Stan Lee e Steve Ditko
Elenco:
Abraham Attah, Angourie Rice, Bokeem Woodbine, Donald Glover, Garcelle Beauvais, Gwyneth Paltrow, Hannibal Buress, Jacob Batalon, Jon Favreau, Kenneth Choi, Laura Harrier, Logan Marshall-Green, Marisa Tomei, Martin Starr, Michael Chernus, Michael Keaton, Michael Mando, Robert Downey Jr., Selenis Leyva, Tom Holland, Tony Revolori, Tyne Daly, Zendaya
Produção:
Amy Pascal, Kevin Feige
Fotografia:
Salvatore Totino
Montador:
Dan Lebental, Debbie Berman
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
133 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
06/07/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Columbia Pictures / Marvel Studios / Pascal Pictures
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário