quinta-feira, 8 de junho de 2017

'A MÚMIA': AR SOMBRIO E VISUAL CAPRICHADO NÃO ESCONDEM ROTEIRO RASO E CORRERIA QUE CANSAM ESPECTADOR

SINOPSE:

Na Mesopotâmia, séculos atrás, Ahmanet (Sofia Boutella) tem seus planos interrompidos justamente quando está prestes a invocar Set, o deus da morte, de forma que juntos possam governar o mundo.

Mumificada, ela é aprisionada dentro de uma tumba.

Nos dias atuais, o local é descoberto por acidente por Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades.

Ao lado da pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis), eles investigam a tumba recém-descoberta e, acidentalmente, despertam Ahmanet.

Ela logo elege Nick como seu escolhido e, a partir de então, busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do saqueador.

CRÍTICA:

Um daqueles monstros clássicos capazes de garantir diversão sem muito esforço, 'A Múmia', em exibição em 759 salas em todo o Brasil, justamente por isso foi o escolhido para abrir o 'Dark Universe', um relançamento do Universo de Clássicos Filmes de Monstros da Universal Pictures.

Esse projeto é basicamente o que, atualmente, a DC e a Marvel fazem com seus heróis, reapresentando monstros clássicos como Frankenstein, Lobisomem e esse primeiro, a Múmia, para as novas gerações.

Para essa grande abertura, Tom Cruise foi contratado a peso de ouro para o papel do soldado Nick, assim como a boa Sofia Boutella ('Star Trek: Sem Fronteiras'), para viver a egípcia que volta à vida séculos depois para se vingar.

A Múmia : Foto Sofia Boutella
Sofia Boutella é a princesa Ahmanet - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures do Brasil
Tudo parecia apontar para um divertido filme pipoca, com sustos, ação e sem muito espaço para errar, só que não é bem esse o caso.

O resultado é um filme cansativo, no qual pouco realmente se salva.

A premissa é interessante ao mostrar um moralmente questionável soldado americano que descobre uma antiga tumba por acidente e, sem pensar muito, liberta um mal antigo: a Princesa Ahmanet (Sofia Boutella), que pretende trazer o deus da morte Set ao mundo.

Paralelamente, temos uma arqueóloga com motivações secretas (Annabelle Wallis) e o líder de um grupo que tenta proteger o mundo contra os monstros (Russell Crowe).

Diversas subtramas rolam ao mesmo tempo, mas sem nunca serem realmente aprofundadas.

A Múmia : Foto Tom Cruise
Tom Cruise é Nick Morton
A pressão de criar a base para um universo expandido é o grande problema aqui.

Nenhum personagem ou trama é bem desenvolvido, justamente porque é preciso mostrar elementos demais para criar ligações que, por enquanto, são desnecessárias e só farão sentido conforme os outros filmes do Dark Universe forem lançados.

Incrível como os estúdios concorrentes não entenderam que com a Marvel deu certo exatamente por desenvolver cada filme independentemente, antes de uni-los.

O personagem de Cruise, Nick, é o explorador genérico, canastrão, mas bondoso.

Só que essa mudança deveria ser algo gradual e do jeito que foi mostrada fica difícil entender as motivações do personagem.

Pior ainda é a personagem de Annabelle Wallis, que encarna o papel de mocinha em perigo incapaz de se defender ou de fazer qualquer coisa minimamente útil sem ajuda do seu "herói", Tom Cruise.

Esse tipo de clichê, relegando as mulheres a segundo plano, já deu em Hollywood.

Ainda mais agora, depois do emponderado 'Mulher-Maravilha', isso fica ainda pior, mesmo que aqui se tenha trocado o sexo do protagonista - até aqui, todas as múmias sempre foram homens.

É interessante como o Dark Universe reimagina o Dr. Henry Jekyll, de 'O médico e o Monstro', como um homem tocado pela escuridão, mas que luta contra ela diariamente.

Só que não existe tempo para desenvolver o personagem e, pior, o filme entrega, sem mais nem menos, a identidade demoníaca do personagem de Russel Crowe numa cena desnecessária.

Seria tão melhor se o longa apenas deixasse no ar quem ele é e a transformação ficasse para o futuro, no seu filme solo.

A Múmia : Foto Russell Crowe
Russell Crowe é o Dr. Henry Jekyll
E a Múmia?

Fica fácil esquecer que esse é um filme dela e não de Tom Cruise, de tanto que a personagem é deixada de lado na história.

A introdução da personagem como mulher é realmente boa, mas quando ela volta à vida toda a graça se perde.

A inexplicável obsessão de Ahmanet pelo protagonista faz as coisas ficarem ainda piores.

É difícil simpatizar com sua sede de vingança e nunca, absolutamente nunca, sentimos que o mundo ou pelo menos os personagens principais estão em perigo por causa de seu retorno.

É uma vilã rasa e simplória, que só gosta de fazer o mal sem uma razão clara.

Sem falar que a correria é tanta que o filme cansa rapidamente o espectador, já que nunca temos tempo de respirar para conhecermos os personagens.

E sim:  tudo é frenético para esconder o roteiro fraco.

A Múmia : Foto Annabelle Wallis
Annabelle Wallis é Jenny Halsey
Pelo menos visualmente o filme tem um ar sombrio interessante e uma cena numa catedral gótica é um dos melhores momentos do filme.

Além disso, os efeitos e trilha estão dentro do esperado.

Enfim, temos aqui um filme genérico com alguns bons momentos, principalmente quando foca no horror e no ar gótico desse universo sombrio.

Ao menos, o filme cumpre seu papel de gerar curiosidade sobre os próximos filmes do Dark Universe, apesar dos muitos erros dessa primeira tentativa.

Enquanto isso, procure nos serviços de estreaming ou mesmo em DVD/Blu-ray os clássicos 'Frankenstein' e mesmo 'A Múmia' com Boris Karloff - esses sim são diversões certas.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:
'A MÚMIA'
Título Original:
THE MUMMY
Gênero:
Ação
Direção:
Alex Kurtzman
Roteiro:
Jon Spaihts
Elenco:
Annabelle Wallis, Courtney B. Vance, Jake Johnson, James Arama, Marwan Kenzari, Matthew Wilkas, Russell Crowe, Sofia Boutella, Stephen Thompson, Tom Cruise
Produção:
Alex Kurtzman, Chris Morgan, Roberto Orci, Sean Daniel
Fotografia:
Ben Seresin
Montador:
Andrew Mondshein, Gina Hirsch, Paul Hirsch
Trilha Sonora:
Paul Hirsch
Duração:
110 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
08/06/2017 (Brasil)
09/06/2017 EUA)
Estúdio:
K/O Paper Products / Sean Daniel Company / Universal Pictures
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário