quinta-feira, 11 de maio de 2017

'ALIEN: COVENANT' - EXPECTATIVA DE COMO O LONGA SE CONECTA A 'O OITAVO PASSAGEIRO' DEIXAM ESPECTADOR MEIO PERDIDO EM MEIO À TRAMA

SINOPSE:

2104.

Viajando pela galáxia, a nave colonizadora Covenant tem por objetivo chegar ao planeta Origae-6, bem distante da Terra.

Um acidente cósmico antes de chegar ao seu destino faz com que Walter (Michael Fassbender), o andróide a bordo da espaçonave, seja obrigado a despertar os 17 tripulantes da missão.

Logo Oram (Billy Crudup) precisa assumir o posto de capitão, devido a um acidente ocorrido no momento em que todos são despertos.

Em meio aos necessários consertos, eles descobrem que nas proximidades há um planeta desconhecido, que abrigaria as condições necessárias para abrigar vida humana.

Oram e sua equipe decidem ir ao local para investigá-lo, considerando até mesmo a possibilidade de deixar de lado a viagem até Origae-6 e se estabelecer por lá.

Só que, ao chegar, eles rapidamente descobrem que o planeta abriga seres assassinos e mortais.

CRÍTICA:

Se 'Prometheus' focou em mostrar a origem dos Xenomorfos, seres que aterrorizam a todos na franquia Alien e também contou a história de uma raça interessada em criar vida na galáxia, cometeu erros imperdoáveis.

Agora, 'Alien: Covenant', em exibição em 583 salas em todo o Brasil, continua essa história, ao mostrar onde o andróide David (Michael Fassbender) foi parar e como ele lida com todo aquele conhecimento em suas mãos.

A sequência de 'Prometheus' e prólogo do clássico 'Alien - O Oitavo Passageiro' é um bom filme, em muitos aspectos melhor do que o anterior, mas ainda incapaz de recriar por completo todo o terror e a tensão do original lançado em 1979.

Alien: Covenant : Foto Carmen Ejogo, Michael Fassbender
Michael Fassbender e Carmen Ejogo, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
Não que o novo longa não gere tensão - mas falta um pouco de originalidade na história e nas situações apresentadas para a produção empolgar realmente do começo ao fim.

Ao acompanhar uma nave de colonização, o longa cria uma urgência interessante para a narrativa.

Não só a vida da tripulação está em jogo dessa vez, mas também de outros dois mil colonos e, indiretamente, o futuro da humanidade.

Esse fator aumenta ainda mais a pressão dos protagonistas em sua missão para impedir que o Alien domine a nave - afinal ele causaria danos muito maiores do que vimos em outros longas da série.

Apesar disso, a maioria das cenas de suspense e ação acabam sendo previsíveis e o mesmo acontece com o final.

Para compensar, dessa vez temos uma tripulação ainda mais humana, pessoas focadas em começar uma vida nova em outro planeta, sem tantos estereótipos e basicamente composta de casais.

Alien: Covenant : Foto Amy Seimetz, Carmen Ejogo
Cena do Longa
Daniels (Katherine Waterston) é a estrela da vez, segunda em comando da nave, acaba se tornando a responsável por salvar a todos em uma situação desesperadora, seguindo os passos de Ripley (Sigourney Weaver), personagem difícil de substituir - mas o resultado é positivo.

Assim como o retorno de David e o encontro com seu irmão, Walter - ambos vividos por Fassbender.

O robô apresentado em 'Prometheus' evoluiu, mudou, se tornou ainda mais surpreendente do que no primeiro filme e continua o legado de sintéticos problemáticos da franquia 'Alien'.

Walter faz o outro lado, o robô fiel aos humanos que só quer ajudar, como visto em 'Aliens, O Resgate'.

Essa relação permite diálogos inspirados entre os dois androides.

Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) também retorna com uma pequena participação apenas, mas serve para aprofundar o desenvolvimento do personagem de David de uma forma inesperada.

Na verdade, mais do que sustos ou terror, o filme se destaca com Fassbender em dois personagens cativantes e na força de Katherine Waterston como Daniels.

Alien: Covenant : Foto Katherine Waterston
Cena do Longa
Visualmente, o filme só merece elogios.

Os cenários são realistas, especialmente as naves com uma pegada hard sci-fi tão presente na franquia desde seu primórdio.

As ambientações alienígenas dão arrepios, o CGI é convincente e o Xenomorfo está ainda mais ágil e pronto para aterrorizar a humanidade, como esperado.

O novo longa, assim, é uma boa adição à franquia criada por Ridley Scott, mas está longe de superar o filme original e muitas vezes soa genérico ou até como uma tentativa de reproduzir elementos de sucesso da franquia de forma quase artificial.

Boa evolução em termos narrativos em relação a 'Prometheus', ele é capaz de gerar curiosidade sobre o futuro e como exatamente os eventos desse filme se conectam ao clássico de 79.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
ALIEN: COVENANT
Título Original:
ALIEN: COVENANT
Gênero:
Ficção Científica
Direção:
Ridley Scott
Roteiro:
Jack Paglen, Michael Green
Elenco:
Amy Seimetz, Benjamin Rigby, Billy Crudup, Callie Hernandez, Carmen Ejogo, Danny McBride, Demián Bichir, Goran D. Kleut, Guy Pearce, James Franco, Jussie Smollett, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Uli Latukefu
Produção:
David Giler, Mark Huffam, Michael Schaefer, Ridley Scott, Walter Hill
Fotografia:
Dariusz Wolski
Montador:
Pietro Scalia
Trilha Sonora:
Jed Kurzel
Duração:
122 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
11/05/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Brandywine Productions / Scott Free Productions / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação: 
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário