quinta-feira, 13 de abril de 2017

'VELOZES E FURIOSOS 8': PRIMEIRO LONGA TOTALMENTE SEM PAUL WALKER, FRANQUIA SE REINVENTA COM CHARLIZE THERON ESPETACULAR


SINOPSE:

Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) se aposentaram, o resto da equipe foi exonerado, Dom (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) estão em lua de mel e levam uma vida pacata e completamente normal em Cuba.

Só que o passado volta a atormentá-los quando uma mulher misteriosa (Charlize Theron) faz com que Dom retorne ao mundo do crime e da velocidade - e com isso, arrasta todo o grupo para a ação.

CRÍTICA:

Qualquer série capaz de chegar ao oitavo filme enfrenta problemas para evitar a repetição e, de forma surpreendente, 'Velozes e Furiosos 8', que estreia hoje em 1011 salas em todo o Brasil, consegue reinventar a franquia, com ação descontrolada, sem o mínimo compromisso com o realismo e momentos bastante divertidos, em meio a roteiro raso e narrativa frenética.

A primeira grande novidade é a traição de Dom (Vin Diesel), que dá corda para a trama e coloca todo mundo em ação novamente.

O lado bom é que a razão para essa mudança de lado até faz sentido e ajuda a humanizar o personagem.

Velozes & Furiosos 8 : Foto Vin Diesel
Vin Diesel em cena como Dom - Fotos dessa postagem: Divulgação/Universal Pictures do Brasil
Recrutado pela hacker Cipher (Charlize Theron), Dom precisa fazer algumas missões que o colocam contra o seu antigo grupo.

Como encontrá-lo não é algo fácil, o Sr. Ninguém (Kurt Russell), obscuro comandante de uma agência secreta dos EUA, recruta um inesperado aliado: Deckard Shaw (Jason Statham), o vilão de 'Velozes E Furiosos 7' e assassino do simpático Han (Sung Kang) – fato que o grupo todo esquece rapidinho para o bem da evolução da trama.

Velozes & Furiosos 8 : Foto Jason Statham
Deckard Shaw (Jason Statham), em cena do longa
Essa adição inesperada não é o único furo do filme.

A cena final no deserto gelado da Rússia é longa demais e se torna cansativa, até por ser o ápice do mais do mesmo pela maior parte do tempo.

Se fosse mais ágil pelo menos não incomodaria, com exceção do momento em que Dwayne Johnson desvia um torpedo com a mão - e a plateia cai na risada do absurdo.

Mas isso não importa de verdade, já que tudo são desculpas para as espetaculares cenas de ação.

Dessa vez, temos uma horda de carros zumbis (é a melhor coisa do filme), a perseguição envolvendo um submarino no gelo (quando o submarino resolve fazer algo, as coisas ficam interessantes), corridas com carros em chamas pelas ruas de grandes cidades – tudo cenas mostradas já nos trailers, mas que vistas em uma tela de Imax se tornam absurdamente grandiosas.

As atuações, como em todos os demais filmes da franquia, aliás, são caricatas, as frases de efeito constantes e o exagero faz parte até das cenas mais triviais.

Velozes & Furiosos 8 : Foto Charlize Theron, Vin Diesel
Cipher (Charlize Theron), em cena com Dom (Vin Diesel): melhor do filme
Só que 'Velozes 8' tem a presença de Charlize Theron.

Embora sua personagem não tenha motivações claras - afinal dominar o mundo é muito genérico - sua estupenda presença, sinistra, ajuda muito e sua crueldade justifica alguns furos bizarros de roteiro.

E de brinde, temos a presença de outra deusa das telonas, Dame Helen Mirren - sua participação, apesar de pequena, é ótima.

Para variar, Vin Diesel, um dos maiores canastrões do cinema em todos os tempos disparados, é a nota discordante ao se levar a sério demais o tempo todo – o único do elenco a fazer isso.

Velozes & Furiosos 8 : Foto Helen Mirren, Vin Diesel
Dame Helen Mirren é tão boa atriz que se saiu muito vem em contracenar com o canastrão Vin Diesel
E, como esperado, o personagem de Paul Walker não faz falta – afinal a franquia se tornou algo maior do que qualquer indivíduo e esse longa, o primeiro sem vermos nenhuma cena do personagem, manda a franquia para o futuro, sem se prender ao que já vimos.

Aliás, a saga já foi sobre corridas de carro e submundo do crime, se tornou uma série de assaltos e operações secretas e, cada vez mais, segue o caminho dos filmes de super-heróis.

Aqui, cada um possui seu super-poder (habilidade com tecnologia, superforça, capacidade de dirigir de forma quase sobrenatural, super resistência) e juntos criam momentos inacreditáveis para nos vender a ideia de que aqueles personagens são os únicos capazes de resolver as situações em que se metem.

Se a franquia tem um mérito é a capacidade - até agora positiva - de se reinventar.

Mesmo quando as coisas parecem ter chegado ao ápice ou ao fim, a série muda o foco, encara as coisas de forma diferente e inventa algum jeito de criar algum absurdo maior que o anterior.

Como entretenimento puro, cumpre muito bem sua obrigação, não é à toa que continua a atrair espectadores e já sabemos, terá, pelo menos, mais dois filmes nos próximos anos.

É diversão bem feita, do começo ao fim.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'VELOZES E FURIOSOS 8'
Título Original:
THE FATE OF THE FURIOUS
Gênero:
Ação
Direção:
F. Gary Gray
Roteiro:
Chris Morgan
Elenco:
Charlize Theron, Destiny Lopez, Don Omar, Dwayne Johnson, Eden Estrella, Elsa Pataky, Friday Chamberlain, Dame Helen Mirren, Jason Statham, Jimmy Dempster, Kim Evans, Kristofer Hivju, Kurt Russell, Lucas Black, Ludacris, Luke Hawx, Marko Caka, Michelle Rodriguez, Nathalie Emmanuel, Scott Eastwood, Tyrese Gibson, Vin Diesel
Produção:
Michael Fottrell, Neal H. Moritz, Vin Diesel
Fotografia:
Stephen F. Windon
Montador:
Christian Wagner, Paul Rubell
Trilha Sonora:
Brian Tyler
Duração:
136 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
13/04/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Original Film
Classificação:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário