quinta-feira, 2 de março de 2017

'LOGAN': VISCERAL E ESPETACULAR, É O FILME QUE TODOS OS FÃS DE WOLVERINE SEMPRE SONHARAM

SINOPSE:

Em 2029, Logan (Hugh Jackman) ganha a vida como chofer de limousine para cuidar do nonagenário Charles Xavier (Patrick Stewart).

Debilitado fisicamente e esgotado emocionalmente, ele é procurado por Gabriela (Elizabeth Rodriguez), uma mexicana que precisa da ajuda do ex X-Men para defender a pequena Laura Kinney / X-23 (Dafne Keen).

Ao mesmo tempo em que se recusa a voltar à ativa, Logan é perseguido pelo mercenário Donald Pierce (Boyd Holbrook), interessado na menina.

CRÍTICA:
'Logan', em exibição em 908 salas em todo o Brasil, é o filme que todos os fãs do Wolverine esperavam ver.

Visceral, o longa não tenta ser uma simples adaptação sobre quadrinhos, entregando uma história tocante e violenta sobre um homem que lutou a vida inteira e perdeu praticamente tudo que amava.

Com seu visual inspirado e ar de clássico, o último longa de Hugh Jackman como Wolverine deve deixar um importante legado para os filmes de super-heróis - como o ator disse em sua recente passagem por São Paulo, é "o filme definitivo do personagem".

Logan : Foto Hugh Jackman
Wolverine aparece envelhecido e fraco no longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil

A trama é baseada livremente na HQ 'Velho Logan' e mostraWolverine (Jackman) fraco e velho num mundo decadente e sem mutantes, vivendo como motorista de limusine.

Ele cuida de Professor Xavier (Patrick Stewart) com a ajuda de Caliban (Stephen Merchant ótimo no papel) e sonha em juntar dinheiro suficiente para tirar todos do deserto mexicano onde vivem escondidos.

As coisas mudam quando X-23 (Dafne Keen) o encontra e pede ajuda.

Road movie ambientado em 2029, com elementos de sci-fi e faroeste, o longa não tenta ser inovador em sua trama, mas sim um bom filme com grandes personagens.

A narrativa foca muito bem a relação de Xavier, idoso e com demência, Wolverine, doente e cansado de tudo, e Laura (X-23), fugitiva de uma organização interessada apenas em criar mutantes como armas.

O retorno de Stewart nos mostra Xavier como nunca vimos antes: grosseiro, frágil e impotente, cada cena sua nos sufoca, nos corta o coração e é um dos pontos altos do filme, especialmente graças à grande atuação do veterano.

Logan : Foto Hugh Jackman, Patrick Stewart
Xavier aparece demente e nonagenário no longa
Jackman, sempre um ator irregular, aqui dá tudo de si e nos entrega uma das melhores interpretações de sua carreira.

Por fim, Daphne é a novata revelação, coração do filme, convincente, de olhar duro que diz muito, mesmo sem falar uma palavra na maior parte do tempo.

Criar uma história em torno dessa "família" disfuncional foi realmente uma grande escolha narrativa de James Mangold ('Os Indomáveis').

Logan : Foto Dafne Keen
Dafne Keen é X-23
O diretor já havia mostrado bom trabalho em 'Wolverine - Imortal', que não foi o esperado pela necessidade de cumprir ordens dos produtores.

Agora com mais liberdade, o cineasta tenta ir além do tradicional visto em filmes de super-herói ao colocar em xeque a visão que temos, atualmente, de como essas histórias devem ser contadas.

Assim, Mangold nos entrega um longa com pouquíssimo CGI, um visual estonteante, marcado pela bela fotografia, sem exagero de cores, e cenas de ação impactantes - uma delas incrivelmente sufocante durante um surto psiônico de Xavier.

O filme funciona também por não precisar revisitar outros da franquia, algo com que a Fox nem se preocupa, pois, afinal, a cronologia de 'X-Men' é toda errada.

Aqui, o próprio Wolverine desconsidera o passado e diz que as histórias pelas quais os X-Men são conhecidos são exageradas, embora admita eventos como a batalha na Estátua da Liberdade do filme de 2000 - e isso é um trunfo que resulta na fluidez da narrativa.

Além disso, o longa traz questões políticas e sociais relevantes, como a questão dos imigrantes, dos refugiados, o abuso de corporações contra as pessoas comuns, seja no caso de X-23 ou de fazendeiros em uma cena posterior, e até mesmo o alto preço de remédios, que impossibilitam um tratamento adequado a Xavier.

Questões ainda mais relevantes com o cenário atual, de era Trump.

Os vilões também são destaque.

Boyd Holbrook arrasa como o Carniceiro Pierce - caçador violento e sem escrúpulos interessado em lucrar e seguir ordens apenas - e Richard E. Grant também funciona como Dr. Rice, embora tenha pouco tempo em cena.

Curiosamente, a única cena autoexplicativa do longa é com Rice.

Logan : Foto Boyd Holbrook, Hugh Jackman
Boyd Holbrook (esquerda), em cena como o Carniceiro Pierce
Sem dúvidas, temos aqui o filme mais dramático já feito sobre super-heróis, pesado e melancólico, sem deixar de entreter e ainda capaz de nos dar esperança de que dias melhores virão.

Um dos personagens favoritos de todos os tempos, Wolverine finalmente encontra paz nesse filme e as adaptações de quadrinhos ganham uma nova referência, diferente de tudo que vimos até agora.

Hugh Jackman e Wolverine vão fazer ainda mais falta depois desse longa sensacional.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'LOGAN'
Título Original:
LOGAN
Gênero:
Ação, Drama
Direção:
James Mangold
Roteiro:
David James Kelly
Elenco:
Boyd Holbrook, Dave Davis, Doris Morgado, Elise Neal, Elizabeth Rodriguez, Eriq La Salle, Hugh Jackman, Jaden Francis, Juan Gaspard, Julia Holt, Lauren Gros, Patrick Stewart, Richard E. Grant, Sienna Novikov, Stephen Merchant
Produção:
Hutch Parker, Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg
Fotografia:
John Mathieson
Montador:
Dirk Westervelt, Michael McCusker
Trilha Sonora:
Marco Beltrami
Duração:
135 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
02/03/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Estúdio:
Twentieth Century Fox
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário