quinta-feira, 16 de março de 2017

'A BELA E A FERA': VERSÃO COM ATORES REAIS É INFERIOR À ANIMAÇÃO - MAS TEM MAGIA E O ENORME CARISMA DE EMMA WATSON

SINOPSE:

Na versão live action da animação, conhecemos Bela (Emma Watson), uma moradora de uma pequena aldeia francesa, que tem o pai (Kevin Kline) capturado pela Fera (Dan Stevens) e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade dele.

No castelo do monstro, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

CRÍTICA:

Apesar de recente, 'A Bela e a Fera' já se tornou uma animação clássica da Disney e marcou a infância de muita gente, pela linda história e canções inesquecíveis.

Quem nunca sentiu medo de Fera e de seu temperamento instável ou não desejou que os objetos da sua casa também ganhassem vida?

Quando foi anunciado que a história ganharia uma versão live-action - aposta da Disney que vem tendo boa aceitação do público com filmes como 'Mogli - O Menino Lobo' e 'Cinderela' - os fãs ficaram divididos, entre a alegria e apreensão.

Claro, queríamos ver como a magia da versão animada se traduziria com atores reais, mas o medo de que a nova versão perdesse o apelo da obra de 1991 também era grande.

Ainda mais que, como sabemos, o conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont já foi adaptado para diversos formatos anteriormente - mas a animação da Disney é o que está mais fixado no imaginário popular.

A Bela e a Fera : Foto Emma Watson
Emma Watson: Bela perfeita - Fotos dessa postagem: Divulgação/Disney
O diretor Bill Condon, conhecido pelos musicais 'Chicago' e 'Dreamgirls - Em Busca De Um Sonho' (e pela infame saga 'Crepúsculo'), optou pela fidelidade, mudando pouquíssimas coisas da história e acrescentando algumas revelações sobre o passado da mãe de Bela, o que agradará os amantes da animação.

Entretanto, o uso massivo do CGI(computação gráfica) faz a estética perder um pouco da fantasia.

Diferente do já citado 'Mogli', Oscar de efeitos visuais neste ano, 'A Bela e a Fera', em exibição em 946 salas em todo o Brasil, não convence nesse quesito.

Em uma cena em que Fera e Bela estão observando um lago congelado, o uso dos efeitos é tão evidente que até um espectador distraído notaria.

Mas a grande perda mesmo está nos objetos do castelo - como o castiçal Lumière e o relógio Cogsworth - que se tornam muito menos expressivos mas  que ainda são salvos pela excelente dublagem de Ewan McGregor e sir Ian McKellen, respectivamente.

A história do filme continua a mesma: o príncipe Adam (Dan Stevens) era um homem rude e cheio de vaidade que, ao recusar receber uma rosa das mãos de uma feiticeira de má aparência, acaba sofrendo com uma maldição que o transforma em Fera e os outros membros do palácio em objetos.

Para quebrar o feitiço, ele precisa encontrar uma mulher que o ame de verdade antes que a rosa perca todas suas pétalas.

Bela (Emma Watson) chega ao castelo após trocar de lugar com seu pai, o velho inventor Maurice (Kevin Kline), que é preso pela criatura após adentrar seu castelo e roubar uma de suas rosas.

Mesmo diante do comportamento explosivo de Fera, ela acaba criando sentimentos românticos por ele.

A Bela e a Fera : Foto Dan Stevens, Emma Watson
Casal tem química
Desde a escolha de Emma Watson para o papel principal, ficou claro que a intenção da Disney era modernizar a história e deixá-la mais palpável a questões atuais como feminismo, representatividade e homossexualidade.

Tanto que a nova Bela é mais independente e destemida e o personagem Le Fou (Josh Gad) é mais direto quanto a sua paixão pelo vilão Gastão (Luke Evans) - inclusive, há uma surpresinha na dança final, numa cena que passa desapercebida se a própria Disney não tivesse feito tanta propaganda do seu 'primeiro personagem abertamente gay'.

Emma Watson se sai bem no papel de Bela e é a alma do longa.

Ela é fisicamente parecida com a personagem e consegue passar todas as nuances da mocinha humilde e afetuosa.

Já a atuação de Dan Stevens como Fera fica aquém, pois o bom ator foi muito prejudicado por sua aparência artificial - sua maquiagem é muito mal feita, um dos pontos fracos do filme.

A Bela e a Fera : Foto Dan Stevens
Dan Stevens: muito prejudicado pela péssima maquiagem de Fera
Pior, ele ainda perde espaço para os outros personagens, se tornando quase um coadjuvante.

Em contrapartida, Luke Evans brilha como Gastão, que está cada vez mais egocêntrico, vaidoso e caricato, do jeito que esperávamos.

Junto a Josh Gad, ele traz o alívio cômico necessário e ajuda a prender o espectador nos momentos em que a história central não dá conta.

A Bela e a Fera : Foto Josh Gad, Luke Evans
Luke Evans e Josh Gad: segundo casal romântico do longa
Apesar de ser mais longa que a animação de 1991, o live-action não tem seu ritmo prejudicado.

Quanto aos números musicais, está tudo lá, em novas e belíssimas releituras - ao lado de 'Rei Leão', o filme tem uma das melhores trilhas-sonoras já feitas pelo estúdio.

Até Emma Watson se sai bem, cantando - nada parecido com a maravilhosa voz de Paige O'Hara, da animação, mas vale ser ouvida.

Já as canções novas são satisfatórias, mas longe de serem igualmente icônicas.

Imagem relacionada
Kevin Kline é Maurice, pai de Bela
No geral, o live-action se mantém sincero às suas inspirações, o que demonstra respeito da parte da direção, mas também um pouco de comodismo e medo de ousar.

O uso de efeitos de computação gráfica quebra um pouco do encanto, mas a atenção de detalhes pode equilibrar essa questão.

Para as gerações mais antigas, o novo filme servirá como uma curiosidade.

No final, o longa é tão inofensivo quanto a Fera ao qual retrata.

Não acrescenta muita coisa, mas também não destrói infâncias.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:
'A BELA E A FERA'
Título Original:
BEAUTY AND THE BEAST
Gênero:
Aventura
Direção:
Bill Condon
Roteiro:
Stephen Chbosky
Elenco:
Audra McDonald, Dan Stevens, Emma Thompson, Emma Watson, Gugu Mbatha-Raw, Ian McKellen, Josh Gad, Kevin Kline, Luke Evans
Produção:
David Hoberman, Don Hahn, Todd Lieberman
Fotografia:
Tobias A. Schliessler
Montador:
Virginia Katz
Trilha Sonora:
Alan Menken
Duração:
129 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
16/03/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Estúdio:
Walt Disney Pictures
Classificação:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário