quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

'MOANA - UM MAR DE AVENTURAS': TRAMA CONTEMPORÂNEA ENTREGA O MELHOR DA DISNEY EM MEIO A VISUAL DESLUMBRANTE


SINOPSE:

Moana Waialiki (voz original de Auli'i Cravalho) é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores.

Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é.

Acompanhada pelo lendário semideus Maui (voz de Dwayne Johnson), Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

CRÍTICA:

'Moana - Um Mar de Aventuras', que estreia hoje em 751 salas em todo o Brasil, nos dá tudo o que um longa da Disney deve ter: humor, empatia, personagens bem construídos e uma mensagem transformadora.

De quebra, a nova princesa traz diversidade estética e apresenta uma nova cultura, pouco conhecida fora da Oceania.

Na medida em que o mundo se transforma, é dever da indústria do entretenimento ficar sempre atualizado.

Essa é a missão da maior empresa de entretenimento do mundo, a Disney, que nos últimos anos, assumiu o desafio de tentar desconstruir a imagem de suas princesas e adequá-las à realidade atual.

A nova animação é baseada na cultura Maori, povo nativo da nova Zelândia, e demais tribos do pacífico.

Moana - Um Mar de Aventuras : Foto
A protagonista Moana - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Disney
De cara, percebemos que Moana não é a sua típica princesa - o visual despojado, os cabelos soltos ao vento e a ausência de vestidos luxuosos mostra que ela está ali para ser muito mais do que um ícone de beleza.

Mesmo com toda a força e coragem mostrada pela personagem, o filme nunca nos deixa esquecer que Moana é uma jovem de 16 anos que ainda tem muito o que aprender e errar.

Embora alguns elementos dos filmes de princesa continuam ali - Moana tem uma ligação forte com sua família, em especial com a avó, que a incentiva a seguir seu coração e navegar mar a fora mesmo contra a vontade de seu pai, o chefe da tribo - o longa é mais, muito mais que isso.

Tudo começa muito antes do nascimento dela, quando o coração da deusa Te Fiti, representado por uma pedra sagrada, é roubado pelo semideus Maui (Dwayne Johnson).

Como a deusa foi responsável por criar toda a vida na ilha, o local acaba sendo amaldiçoado.

Moana - Um Mar de Aventuras : Foto
Cena do Longa
Anos depois, Moana (Auliʻi Cravalho) descobre a verdade sobre seus ancestrais e sobre a maldição e resolve procurar Maui para que ele a ajude a reverter a situação e salvar a sua tribo.

Só que o poderoso semideus não será convencido tão rápido.

O visual hiper-realista das paisagens nos permite ver o quanto as técnicas de animação evoluíram nos últimos anos: o balanço das ondas do mar, os cabelos, ora secos, ora molhados, da nova princesa e as tatuagens de Maui, que se movem de acordo com o estado de espírito do personagem, servem como exemplo do trabalho minucioso e espetacular dos animadores.

Além do belo visual, o filme também conquista pela sua trilha sonora.

Moana - Um Mar de Aventuras : Foto
Visual estonteante
Após o sucesso estrondoso de "Let it go", de 'Frozen', ganhador do Oscar de Melhor Canção, a Disney quer repetir a dose com uma trilha composta pelo premiado Lin-Manuel Miranda (do musical 'Hamilton') e Mark Mancina, que já fez canções para filmes como 'Tarzan' e 'Irmão Urso'.

Mais uma vez, a Disney fez um clássico que vai agradar crianças e adultos.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'MOANA - UM MAR DE AVENTURAS'
Título Original:
MOANA
Gênero:
Animação
Direção:
John Musker, Ron Clements
Roteiro:
John Musker, Ron Clements, Taika Waititi
Elenco de Vozes Originais:
Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson
Produção:
Osnat Shurer
Montador:
Jeff Draheim
Trilha Sonora:
Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina, Opetaia Foa'i
Duração:
107 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
05/01/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Estúdio:
Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário