quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

'LA LA LAND - CANTANDO AS ESTAÇÕES': FEITO SOB MEDIDA PARA SONHADORES E AMANTES DA ARTE, MUSICAL ENTREGA DESEMPENHOS NOTÁVEIS E SE CANDIDATA COMO FAVORITO AO OSCAR


SINOPSE:

Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente.

Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

CRÍTICA:

Declaração de amor à Hollywood, especialmente à sua era de ouro, 'La La Land - Cantando As Estações', em exibição em 256 salas em todo o Brasil, é um musical instigante, muito bem dirigido e roteirizado por Damien Chazelle (Whiplash) e com grandes atuações de Emma Stone e Ryan Gosling.

No entanto, o longa é muito mais que isso, é um filme apaixonante, capaz de tocar a todos com sua história sobre a importância de sonhar e nunca desistir de seus objetivos diante das adversidades.

La La Land - Cantando Estações : Foto Emma Stone, Ryan Gosling
Emma Stone e Ryan Gosling são os protagonistas do musical - Fotos dessa postagem - Divulgação/Paris Filmes
Com muitas referências e homenagens a filmes clássicos, o longa também traz algo novo ao gênero musical - a forma como explora a busca pela realização de sonhos e o custo disso é um dos pontos fortes da obra.

O roteiro é capaz de trabalhar com dicotomias como essa, enquanto o próprio longa alterna momentos musicais surrealistas e cenas duras e realistas, repletas de diálogos bem construídos.

A mistura, na medida certa, de drama, musical e comédia também é muito bem-vinda.

A trama trabalha bem com os estereótipos sobre a vida em Los Angeles enquanto segue dois sonhadores que vieram à cidade tentar a sorte.

La La Land - Cantando Estações : Foto Emma Stone
Mia (Emma Stone), em cena do longa
Mia (Emma Stone) quer ser atriz, mas não encontrou sucesso nos testes de elenco.

Por isso, trabalha em uma cafeteria dentro dos estúdios da Warner Bros.

Sebastian (Ryan Gosling) pretende abrir um clube de jazz, mas apenas consegue trabalho em restaurantes e festas, onde desperdiça seu talento.

Quando se encontram, o amor pela arte se torna combustível para a paixão e um incentiva o outro a seguir seus objetivos.

Ryan e Emma têm uma química incrível e realmente parecem pessoas reais.

Mia é graciosa e mostra uma incrível força interna, mesmo quando está vulnerável e sem dúvida é o coração da obra.

La La Land - Cantando Estações : Foto Ryan Gosling
Sebastian (Ryan Gosling) em cena
Sebastian é cabeça dura, porém capaz de aprender com seus erros - seu desenvolvimento na trama, causado em boa parte por Mia, é credível e tocante.

Dito isso, é um pouco estranho ver um jovem branco retratado como salvador do Jazz - um protagonista afro-americano traria força e um elemento importante de representatividade ao longa.

Como esperado, o musical não seria o mesmo sem sua ótima trilha sonora.

Criada pelo talentoso Justin Hurwit no estilo dos musicais dos anos 50, mas com um viés moderno, é cativante e capaz de capturar o clima das cenas.

Até por isso a abertura ambientada em uma autoestrada de Los Angeles é tão incrível ao definir o tom otimista da narrativa e mostrar centenas de sonhadores em busca de seus objetivos na cidade dos anjos.

A forma natural como Ryan e Emma cantam e dançam, sem a precisão dos clássicos de outrora, os mantém como duas pessoas reais simplesmente expressando seus sentimentos pela música, mas ainda capazes de nos lembrar das estrelas do passado de Hollywood.

Mesmo os momentos surrealistas são facilmente entendidos como uma viagem da mente desses dois apaixonados pelas artes, por isso funcionam tão bem.

Metalinguagem tem um papel importante na trama, seja com referências a clássicos como 'Cantando Na Chuva', 'O Balão Vermelho', 'Casablanca' e até 'A Bela Adormecida', seja com pequenas pistas de para onde a trama e o destino desses personagens está seguindo.

La La Land - Cantando Estações : Foto
Cena do longa
As cores também são bem pensadas, capazes de representar o humor dos personagens e sempre garantindo belas composições na tela, especialmente nas cenas de dança.

Visualmente, o longa impressiona com bela fotografia, ótimas planos abertos de Los Angeles, closes impactantes e momentos marcados pela diminuição da luz para destacar um ator na cena.

E as cenas músicas dispensam elogios.

A conclusão perfeita dessa obra nos lembra das coisas que deixamos para trás em busca de nossos sonhos e objetivos.

Lembramos que a vida é feita de escolhas e essas escolhas nos definem como pessoas e profissionais.

'La La Land' consegue tocar, sem ser melodramático, possui um roteiro bem construído capaz de nos fazer vibrar, torcer, xingar, cantar e chorar ao lado de ótimos protagonistas.

Otimismo e realidade se misturam em uma história fantasiosa e, ao mesmo tempo, realista.

É uma obra feita sob medida para sonhadores e amantes da arte e, só isso, já mais do que vale o ingresso.

O musical vem colecionando prêmios nessa temporada - só no Globo de Ouro, levou sete - e se candidata, com sobras à estatueta de Melhor Filme no Oscar.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'LA LA LAND - CANTANDO AS ESTAÇÕES'
Título Original:
LA LA LAND
Gênero:
Romance, Musical
Direção e Roteiro: 
Damien Chazelle
Elenco:
Amiée Conn, Ana Flavia Gavlak, Callie Hernandez, Cameron Brinkman, Candice Coke, Emma Stone, Finn Wittrock, Hemky Madera, J.K. Simmons, Jason Fuchs, Jessica Rothe, John Legend, Kiff VandenHeuvel, Meagen Fay, Miles Anderson, Rosemarie DeWitt, Ryan Gosling, Sandra Rosko, Sonoya Mizuno, Trevor Lissauer, Zoë Hall
Produção:
Fred Berger, Gary Gilbert, Jordan Horowitz, Marc Platt
Fotografia:
Linus Sandgren
Montador:
Tom Cross
Trilha Sonora:
Justin Hurwitz
Duração:
127 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
19/01/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Black Label Media / Gilbert Films / Impostor Pictures / Marc Platt Productions
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário