quinta-feira, 17 de novembro de 2016

'ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM': SÓ FÃS DA SAGA VÃO ENTENDER TRAMA CONFUSA DE UM LONGA QUE NÃO ENCONTRA SEU TOM


SINOPSE:

O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens.

Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.

CRÍTICA:

Tanto nos livros, como nos filmes, a saga 'Harry Potter' foi sensacional, já que os fãs tem a sorte de contar com uma autora como J.K. Rowling, sempre disposta a escrever mais contos, livros e roteiros para ampliar o seu mundo mágico.

E foi assim que nasceu a franquia 'Animais Fantásticos E Onde Habitam', um prólogo da história clássica ambientada em 1926, que acompanha, nesse primeiro filme, a aventura de Newt Scamander em visita à Nova York.

Agora, o primeiro livro da saga virou filme, em exibição em 943 salas em todo o Brasil.

Quem é fã da saga, sabe que o livro que dá nome ao filme é um estudo de magizoologia com detalhes de diversas criaturas fantásticas existentes.

Animais Fantásticos e Onde Habitam : Foto Eddie Redmayne
Eddie Redmayne é o protagonista Newt Scamander - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Warner Bros.
Newt (Eddie Redmayne) foi o responsável por fazer um catálogo sobre elas, mas o longa não conta suas viagens ao redor do mundo para estudá-las.

No longa, Newt é apresentado com um colecionador invejável de seres mágicos e seu manual já está pronto - e portanto, sua viagem à Nova York tem um objetivo pessoal.

Entretanto, o estudioso logo se mete em confusão quando alguns de seus animais escapam pela cidade norte-americana, já tensa com as atividades de Grindelwald, um dos terríveis feiticeiros sombrios que aterrorizaram a Europa antes de Voldemort.

Se você não é fã dos livros e não faz a menor ideia de nada disso, então comece a se preocupar, pois o filme não faz esforços para contextualizar as coisas para o espectador do longa não versado no universo - e esse é um dos problemas do longa.

Para piorar, acompanhar a aventura de Newt e seus companheiros por Nova York não chega a ser tão interessante quanto ver Ron, Hermione e Harry em Hogwarts.

Falta química ao quarteto composto ainda pela ex-auror Tina Goldstein (Katherine Waterston), o trouxa Jacob Kowalski (Dan Fogler) e a divertida Queenie Goldstein (Alison Sudol) - de longe a melhor personagem do grupo, com sua atitude animada e hábito de entrar na mente das pessoas.

No entanto, o maior problema é o protagonista vivido por Redmayne.

O vencedor do Oscar por 'A Teoria De Tudo' é um excelente ator, mas alterna grandes atuações com outras não tão boas.

Se aqui ele não chega a ser pavoroso como em 'O Destino De Júpiter' - em que vive um vilão extremamente clichê e mal interpretado - ele não se destaca, sempre apagado, com atitude desinteressante e crescimento de personagem nulo.

Mas o problema maior é que o longa não consegue encontrar seu tom.

Animais Fantásticos e Onde Habitam : Foto Colin Farrell
Colin Farrell é  Percival Graves
Hora é raso demais - principalmente quando Newt e seus amigos abusam das piadas físicas- e hora é sombrio e parece voltado ao público adulto, especialmente quando foca no auror Percival Graves (Colin Farrell, sensacional) ou quando acompanha o drama de Credence (Ezra Miller, a melhor surpresa do elenco), um bruxo criado numa violenta família de anti-bruxos, com temas como abuso infantil e traumas psicológicos.

O atual Flash do cinema entrega aqui a sua melhor atuação nas telonas, disparado.

Animais Fantásticos e Onde Habitam : Foto Colin Farrell, Ezra Miller
Ezra Miller (esquerda): sensacional como Credence
David Yates também não dirige bem, abusando das tomadas estáticas e o uso excessivo de tela verde com CGI óbvio.

O diretor de quatro bons filmes da saga 'Harry Potter', aqui cai no mesmo problema de suas obras anteriores, tratando a magia quase como algo mundano e tirando o charme de cenas potencialmente incríveis - até porque já vimos tudo isso antes.

Ao menos, o filme ganha ao mostrar um lado do universo Harry Potter que praticamente não vimos em oito filmes - o lado político e social dos bruxos vivendo lado a lado com trouxas numa cidade gigantesca e moderna.

Nova York da década de 1920 é um terreno fértil para situações e ambientes diferentes dos vistos na série original de filmes, onde o destaque fica para a sede da MACUSA, Congresso Mágico dos Estados Unidos.

As diversas criaturas mágicas também se destacam e garantem momentos de fofura e diversão, em especial quando conhecemos o zoológico de Newt.

Animais Fantásticos e Onde Habitam : Foto Eddie Redmayne, Katherine Waterston
Katherine Waterson e Redmayne: Nova York da década de 20 bem retratada na direção de arte e figurinos
As duas tramas paralelas só se encontram no final, quando o lado sombrio da história toma conta e contrasta ainda mais com os outros dois terços do filme.

É o momento de mais cenas criadas com referências para o público fiel e também com mais ligação com os filmes originais.

Pena que tudo fica totalmente deslocado com a trama focada em Newt até então.

Com um protagonista que precisava ser muito mais interessante para conquistar os espectadores, especialmente os que não conhecem tão bem assim a franquia, o final deixa bastante a desejar e não cria tensão suficiente para esperarmos pela sequência.

Apesar de deixar claro como a franquia deve seguir, fica difícil imaginar o motivo do expectador comum voltar mais quatro vezes ao cinema para acompanhá-la nos filmes futuros.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM'
Título Original:
FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THEM
Gênero:
Aventura
Direção:
David Yates
Roteiro:
J.K. Rowling, baseada no seu livro homônimo
Elenco:
Alison Sudol, Carmen Ejogo, Christine Marzano, Colin Farrell, Dan Fogler, Eddie Redmayne, Ezra Miller, Fanny Carbonnel, Gemma Chan, Jason Newell, Jason Redshaw, Jenn Murray, Joe Malone, Jon Voight, Katherine Waterston, Lasco Atkins, Lobna Futers, Lucie Pohl, Peter Breitmayer, Ron Perlman
Produção:
David Heyman, J.K. Rowling, Lionel Wigram, Neil Blair, Steve Kloves
Fotografia:
Philippe Rousselot
Montador:
Mark Day
Trilha Sonora:
James Newton Howard
Duração:
133 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
17/11/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Warner Bros.
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário