quinta-feira, 15 de setembro de 2016

'BRUXA DE BLAIR': ESSÊNCIA AMADORA SEGUE INTACTA E CONTINUAÇÃO TAMBÉM DEIXA ESPECTADOR GRUDADO NA CADEIRA


SINOPSE:

Um grupo de estudantes universitários resolve se aventurar na floresta de Black Hills para desvendar os mistérios que cercam o desaparecimento da irmã de James, que muitos acreditam estar ligado à lenda da Bruxa de Blair.

Eles criam esperanças de encontrar a garota, especialmente quando uma dupla de moradores se oferecem para guia-los na floresta.

Mas com o cair da noite, o grupo é surpreendido por uma presença ameaçadora e percebem Jess Calder que a lenda é real e muito mais sinistra do que imaginaram.

CRÍTICA:

Quando foi lançado em 1999, o longa de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick,  'Bruxa De Blair' revolucionou Hollywood, ao inaugurar um novo subgênero no terror: o found footage, uma espécie de falso documentário que simula cenas realistas gravadas com uma câmera caseira.

O longa tinha um orçamento muito pequeno, mas conseguiu conquistar uma bilheteria de US$ 250 milhões,  graças a sua campanha de marketing criativa feita através de fóruns da internet - que fez com que muitos acreditassem que a história era real.

Se a baixa qualidade das imagens fez muito crítico refinado se contorcer na época, para a maioria, o longa era a inovação da década.

Desde então, os diretores não só de terror, mas de outros gêneros também, usaram e abusaram dos recursos do found footage, chegando até a banalizá-lo.

Se o segundo filme da saga merece ser esquecido, o terceiro, também chamado 'Bruxa De Blair' e que estreia hoje em 526 salas em todo o Brasil, consegue resgatar um pouco do espírito do original.

Bruxa de Blair : Foto James Allen McCune
James Allen McCune em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Paris Filmes
Filmado em segredo no Canadá no ano passado e revelado ao mundo durante a última San Diego Comic Con, o novo longa é melhor executado tecnicamente, com as câmeras amadoras mostrando evolução e um drone sendo usado para filmagens aéreas.

Mas o principal atrativo da saga - sua essência amadora - continua intacto, felizmente.

Comandado pelo rei do terror independente Adam Wingard ('Você é o Próximo' e 'The Guest'), a trama conta novamente com a cidade de Burkittsville como cenário e acompanha um grupo de estudantes que se aventura na misteriosa floresta de Black Hills para desvendar o segredo por trás do desaparecimento de Heather, irmã de um deles.

Eles acreditam que o caso pode estar ligado à lenda da bruxa de Blair e acabam pedindo a ajuda de dois moradores locais para adentrar o local.

Bruxa de Blair : Foto Valorie Curry
Valorie Curry em cena do longa
Mas com o cair da noite, eles são surpreendidos por uma presença ameaçadora, que tira qualquer dúvida a respeito da veracidade da história.

O longa começa morno, com pequenos sustos, como sons de pássaros ou de árvores caindo, mas é próximo ao final que o espectador começa a cravar as unhas nos braços da poltrona do cinema.

O diretor soube explorar sons para criar a tensão, que aumenta passo a passo, além de uma sequência claustrofóbica em que a protagonista precisa atravessar um túnel de terra para escapar.

Aqui temos uma continuação do primeiro - e não um reboot - deixando claro que o desastroso segundo filme foi desconsiderado nessa linha do tempo.

Bruxa de Blair : Foto Brandon Scott, Corbin Reid, James Allen McCune
A turma toda, ainda reunida
O diretor Wingard, talentosíssimo, ainda deixa perguntas em aberto, mas um quarto filme não deve vingar, já que o desgaste desse formato de terror no cenário atual é grande.

Terror de primeira qualidade, o longa consegue a façanha de manter o fator surpresa mesmo diante do esgotamento dos artifícios que fizeram do filme de 1999 um sucesso.

Wingard consegue adaptar a trama aos dias atuais – com os elementos tecnológicos já citados – sem perder a sua essência e mesmo que não tenha a mesma importância cultural do primeiro, sem dúvidas a produção é uma sequência que merece ser vista.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'BRUXA DE BLAIR'
Título Original:
BLAIR WITCH
Gênero:
Terror
Direção:
Adam Wingard
Roteiro:
Simon Barrett
Elenco:
Brandon Scott, Callie Hernandez, Corbin Reid, James Allen McCune, Valorie Curry, Wes Robinson
Produção:
Jess Calder, Keith Calder, Roy Lee, Steven Schneider
Fotografia:
Robby Baumgartner
Montador:
Louis Cioffi
Trilha Sonora:
Adam Wingard
Duração:
90 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
15/09/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Lionsgate

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário