quinta-feira, 28 de julho de 2016

'JASON BOURNE': CLÁSSICO É REVITALIZADO COM CENAS ARREBATADORAS, BOAS ATUAÇÕES E DIREÇÃO INSPIRADA DE PAUL GREENGRASS


SINOPSE:

Fora do radar da CIA e sobrevivendo como um lutador de rua, Jason Bourne (Matt Damon) é surpreendido por Nicky Parsons (Julia Stiles), que o procura oferecendo novas informações sobre seu passado.

Inicialmente resistente, ele acaba voltando aos Estados Unidos para continuar a investigação e entra na mira do ex-chefe Robert Dewey (Tommy Lee Jones), que teme mais um vazamento de dados.

Dentro na CIA, no entanto, a novata Heather Lee (Alicia Vikander) acredita que tentar recrutar Bourne para a agência seja a melhor solução.

CRÍTICA:

Se Matt Damon tinha se recusado a viver pela quarta vez Jason Bourne – que resultou no medíocre 'O Legado Bourne', com Jeremy Renner como protagonista – o ator retorna ao papel com mais vigor do que nunca.

Na trama de 'Jason Bourne', em exibição em 429 salas em todo o Brasil, vemos logo no começo o protagonista se virando como lutador de rua por uns trocados.

Só que o seu passado volta a assombrá-lo, depois que a hacker e ex-agente da CIA Nicky Parsons (Julia Stilles) descobre indícios do envolvimento de seu pai no treinamento que o levou a se tornar um exímio assassino.

Os dois se encontram na Grécia, em meio a um protesto de rua e acabam sendo alvos do presidente da agência, Robert Dewey (Tommy Lee Jones) e pelo antagonista da vez, um agente vivido por Vincent Cassel e que querem impedir a revelação desse segredo.

Jason Bourne : Foto Julia Stiles, Matt Damon
Matt Damon e Julia Stilles, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures Brasil
Quem conhece o trabalho do diretor Paul Greengrass, já sabe que a câmera trêmula (shaky Cam) é uma de suas marcas registradas, como podemos conferir em 'Zona Verde' e 'Domingo Sangrento'.

Aqui, a câmera acompanha a ação como numa perseguição em tempo real, com imagens agitadas e cortes rápidos, que aumentam ainda mais o realismo das cenas e a adrenalina nos espectadores, que pulam junto nas cadeiras das salas de cinema.

Mesmo não sendo esteticamente belo, esse efeito não compromete a história - pelo contrário, é um bônus para filmes do gênero.

A narrativa não traz grandes novidades e mantém a mesma identidade dos outros filmes, já que continua girando em torno de Bourne sendo perseguido.

Só que consegue tornar o cenário mais interessante ao partir para um lado mais político, citando o caso de Julian Assange - ciberativista australiano fundador do WikiLeaks - e debatendo sobre confidencialidade e os limites que as instituições governamentais devem ter sobre as informações de terceiros.

Jason Bourne : Foto Alicia Vikander, Tommy Lee Jones
Tommy Lee Jones e Alicia Vikander, em cena do longa
Apesar de afirmar nos últimos dias, nas inúmeras entrevistas que deu para o lançamento do longa, que a "idade pesou", Matt Damon mostra disposição e muita energia nas cenas de ação.

A passagem do tempo também é refletida no comportamento de Bourne, que aparenta estar mais maduro e centrado em seus valores, apesar de toda a "lavagem cerebral" que sofreu.

A personagem de Alicia Vikander, a agente da CIA, Heather Lee, é a adição mais do que bem-vinda pois, além de advogar pela liderança feminina, mostra-se sempre confiante em sua posição ao encabeçar a missão de encontrar Parsons e Bourne.

Pelo gancho no desfecho do filme, seu papel será fundamental no futuro da franquia.

Jason Bourne : Foto Matt Damon
Matt Damon: só ele consegue ser Jason Bourne
Paul Greengrass faz aqui um dos seus melhores filmes e entrega ao público saudosista tudo o que ele espera, com cenas de ação arrebatadoras, roteiro consistente e simples de ser entendido, boas atuações e um tom político muito bem desenvolvido.

Mesmo após tantos longas, essa estreia prova que nunca é tarde demais para revitalizar um clássico.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'JASON BOURNE'
Título Original:
BOURNE
Gênero:
Ação
Direção:
Paul Greengrass
Roteiro:
Christopher Rouse, Matt Damon, Paul Greengrass, baseados nos personagens criados por Robert Ludlum
Elenco:
Alexander Cooper, Alicia Vikander, Amy De Bhrún, Ato Essandoh, Attila G. Kerekes, Daniel Eghan, Dino Fazzani, Graham Curry, Jamie Hodge, Julia Stiles, Marla Aaron Wapner, Matt Damon, Neve Gachev, Paul Terry, Riz Ahmed, Scott Shepherd, Tommy Lee Jones, Vincent Cassel, Vivian Yoon Lee
Produção:
Frank Marshall, Gregory Goodman, Matt Damon, Paul Greengrass
Fotografia:
Barry Ackroyd
Montador:
Christopher Rouse
Trilha Sonora:
David Buckley, John Powell
Duração:
123 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
28/07/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures Brasil
Estúdio:
Universal Pictures
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário