quinta-feira, 21 de julho de 2016

'A LENDA DE TARZAN': NA RETOMADA DA SAGA DO ÍDOLO POP NOS CINEMAS, PROTAGONISTA CONTIDO, JANE MEMORÁVEL E PAISAGENS ESPETACULARES FAZEM DO LONGA ESPETÁCULO VISUAL


SINOPSE:

Depois de viver por muitos anos na selva, Tarzan (Alexander Skarsgård), agora Sir John Clayton III, Conde de Greystoke,  está completamente adaptado à vida em Londres, onde mora com sua amada Jane (Margot Robbie), mas precisa retornar ao Congo para investigar um esquema de tráfico de escravos.

Entretanto, ele está sendo procurado pelo respeitado chefe Mbonga (Djimon Hounsou), que busca vingança pela morte de um ente querido.

A partir daí, Tarzan descobrirá se a fera que habita nele ainda está viva.

CRÍTICA:

Tarzan é um dos maiores sucessos da cultura pop de todos os tempos.

No cinema, aparece desde o cinema mudo – sua primeira adaptação aconteceu em 1918 - e desde então ele faz parte do imaginário popular, interpretado por lendas como Johnny Weismüller, ex- nadador medalha de ouro na Olimpíada e que representou o personagem criado por Edgar Rice Burroughs inúmeras vezes.

Agora, o icônico personagem volta aos cinemas em uma versão moderna, que funciona como uma continuação da história que conhecemos tão bem.

Em 'A Lenda De Tarzan', em exibição em 637 salas em todo o Brasil, o diretor David Yates ('Harry Potter') aborda a vida do Rei das Selvas após ele se tornar Sir John Clayton III e estabelecer uma "vida normal" na civilização londrina, ao lado de sua amada Jane.
A Lenda de Tarzan : Foto Alexander Skarsgård, Margot Robbie
Jane (Margot Robbie) e Tarzan (Alexander Skarsgård), em cena do longa - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Warner Bros.
Na trama, Tarzan (Alexander Skarsgård) retorna ao seu antigo lar na selva africana para investigar um esquema de escravidão dos povos nativos pelos europeus.

Entretanto, ele é caçado pelo respeitado chefe Mbonga (Djimon Hounso), que quer vingança pela morte de um ente querido.

Como certas coisas não mudam, claro que a melhor forma de atingir Tarzan ainda é colocar Jane (Margot Robbie) em perigo.

Assim, começa uma intensa corrida contra o tempo para salvá-la dos mercenários e desmantelar o esquema de escravidão, ao mesmo tempo em que Tarzan precisa acertar as contas com Mbonga.

A Lenda de Tarzan : Foto Djimon Hounsou
 chefe Mbonga (Djimon Hounso), em cena do longa
Para isso, ele contará com a ajuda de George Washington Williams (Samuel L. Jackson), um ex-combatente da guerra civil que deseja se redimir pelos males causados aos nativo-americanos.

Infelizmente, o roteiro assume que todos conhecem bem a história original e não se preocupa em contextualizar o passado do personagem para as novas gerações e ficamos sem saber o motivo que leva Tarzan a não querer retornar ao lugar onde cresceu - e o que é mostrado nos flashbacks não é suficiente para explicar.

A Lenda de Tarzan : Foto Alexander Skarsgård
Skarsgård como Tarzan: perfeita forma física
Além disso, ao abordar o tema do colonialismo, o roteiro reforça a figura eurocêntrica do salvador da Pátria.

Falando no protagonista, que deveria dominar todas as cenas em que estivesse presente, a performance de Skarsgård é muito contida.

A Lenda de Tarzan : Foto Margot Robbie, Samuel L. Jackson
Samuel L. Jackson com Margot Robbie, em cena do longa
O ator sueco, que vem esbanjando simpatia em São Paulo nas inúmeras entrevistas que deu por conta do lançamento do longa aqui no Brasil, pode até ter alcançado a forma física perfeita para interpretar o protagonista, mas está longe de representar o espírito indomável pelo qual o personagem é reconhecido - mas isso pode ser explicado pela sua "domesticação" no início do filme.

Enquanto isso, a Jane de Margot Robbie, sensacional, surge mais rebelde, tentando fugir da figura de "dama em perigo" e enfrentando os vilões com golpes ligeiros e tiradas irônicas.

A Lenda de Tarzan : Foto Margot Robbie
Margot Robbie como Jane: sensacional
Já o personagem de Samuel L. Jackson se limita, mais uma vez, a ser o coadjuvante desprovido de profundidade, aquele cara que serve apenas para salvar o companheiro das encrencas e proporcionar alívio cômico nos momentos mais chatos da história.

Felizmente, Christoph Waltz foi muito bem dirigido e aqui, acerta na dose de vilania do Capitão Rom, indo da soberba extrema ao amadorismo.

David Yates, consagrado diretor de atores e diálogos, soube explorar bem aqui os cenários naturais do Congo, principalmente em imagens aéreas, transmitindo ao espectador a real sensação da natureza viva e visceral e isso faz com que com que as experiências em 3D e Imax sejam simplesmente maravilhosas.

A Lenda de Tarzan : Foto Christoph Waltz
Christoph Waltz como Capitão Rom
Enfim, o longa segue pelo caminho mais seguro, com ação e humor suficientes para entreter o espectador e não ousa em sua releitura do clássico.

Boa diversão.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'A LENDA DE TARZAN'
Título Original:
THE LEGEND OF TARZAN
Gênero:
Aventura
Direção:
David Yates
Roteiro:
Adam Cozad, Craig Brewer, Stuart Beattie
Elenco:
Adam Ganne, Alex Ferns, Alexander Skarsgård, Alicia Woodhouse, Antony Acheampong, Attila G. Kerekes, Bentley Kalu, Cali Nelle, Casper Crump, Charles Babalola, Christian Stevens, Christoph Waltz, David Burge, Djimon Hounsou, Ella Purnell, Guy Potter, John Hurt, Lamin Tamba, Lasco Atkins, Laurence Spellman, Liv Hansen, Mac Pietowski, Madeleine Worrall, Margot Robbie, Mark Preston, Matt Cross, Osy Ikhile, Richard Banks, Roger Evans, Rory J. Saper, Samuel L. Jackson, Simon Russell Beale, Stephen Parker, Teresa Churcher
Produção: 
Alan Riche, David Barron, David Yates, Jerry Weintraub, Mike Richardson
Fotografia:
Henry Braham
Montador:
Mark Day
Trilha Sonora:
Mario Grigorov
Duração:
110 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
21/07/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Dark Horse Entertainment / Jerry Weintraub Productions / Riche Productions / Village Roadshow Pictures
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela dica de cinema. A Lenda de Tarzan foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. Mais que filme de ação, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. É um dos trabalhos da Djimon Hounsou filmografia que mais gostei até agora. Na verdade não sou muito fã do seu trabalho, mas nesse filme me surpreendeu. Realmente vale a pena todo o trabalho que todo o elenco fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

Postar um comentário