quinta-feira, 16 de junho de 2016

'MAIS FORTE QUE O MUNDO - A HISTÓRIA DE JOSÉ ALDO': JOSÉ LORETO BRILHANTE NA TRAJETÓRIA DE UM DOS NOSSOS MAIORES ESPORTISTAS


SINOPSE:

Nascido e criado em Manaus, José Aldo (José Loreto) precisa lidar com a truculência do pai, Seu José (Jackson Antunes), que além de se embebedar constantemente ainda por cima bate na esposa, Rocilene (Cláudia Ohana), com frequência.

Enfrentando constantemente seus demônios internos, Aldo encontra na luta sua válvula de escape.

Acreditando em seu futuro como lutador, ele aceita se mudar para o Rio de Janeiro e morar de favor no pequeno alojamento de uma academia.

Lá, ele recebe o apoio do amigo Marcos Loro (Rafinha Bastos) e conhece Vivi (Cleo Pires), uma jovem que vai constantemente à academia.

Precisando ralar um bocado para se manter, Aldo enfim consegue um voto de confiança do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), iniciando assim sua carreira no mundo do MMA.

CRÍTICA:

O universo do esporte está sempre ligado a superação de obstáculos, sejam eles físicos do corpo humano, sejam as dificuldades sociais e financeiras para competir em alto nível.

É justamente por isso que o cinema adora retratar a trajetória de esportistas, sejam eles reais ou fictícios, especialmente sobre os lutadores.

Um dos fatores em comum nos filmes do gênero é descobrir como esses personagens conseguem canalizar a raiva, derivada de traumas ou de sua não adequação à sociedade, e aplicá-la dentro de um ambiente competitivo e regrado.

A trama de 'Mais Forte Que O Mundo - A História De José Aldo', em cartaz em 281 salas em todo o Brasil, mostra exatamente isso, quando o treinador do brasileiro José Aldo, uma das lendas do MMA mundial, tenta ensiná-lo a diferença entre brigar e lutar - ainda no início de sua carreira.

Para muitos, essa linha é tênue quando se trata de UFC, que têm se popularizado muito nos últimos tempos, mas ainda sofre com críticas de quando comparado com outras modalidades de luta mais "tradicionais".

Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo : Foto
José Aldo é interpretado por José Loreto - Paris Filmes
Apesar de ajudar a quebrar o estereótipo animalesco do MMA, o longa não é focado no esporte em si ou no crescimento profissional de Aldo - que saiu de um bairro pobre de Manaus e ganhou os ringues internacionais - mas sim na relação dele com sua família, em especial com seu conturbado e alcoólatra pai, brilhantemente interpretado pela Lenda Jackson Antunes.

Ele age como um fantasma do passado, sempre presente no imaginário do lutador durante os combates.

Entretanto, essas lembranças estão longe de serem positivas e afetam a vida pessoal e profissional de Aldo, mas de uma maneira estranha, é essa constante imagem do pai que o impulsiona na disputa contra os adversários, fazendo dele parte significante do sucesso do filho, mesmo que às avessas.

Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo : Foto
Jackson Antunes dá show como José, pai do lutador
A primeira parte do filme é reservada para a contextualização do protagonista, mostrando a forma como ele foi criado, como ingressou no mundo do esporte, seu círculo de amizades, suas paixões, seus medos.

Sem isso, seria impossível entendermos como Aldo se tornou esse monstro dos ringues que é hoje.

Mesmo sem muita experiência nas telonas, José Loreto está magistral e consegue conduzir sua atuação com absoluta firmeza, além de mostrar uma disposição física invejável.

Aliás, é notável a preocupação do diretor Afonso Poyart ('2 Coelhos') em retratar com realismo os confrontos, sem aquele tom coreografado, o que rende ótimas cenas na telona.

Se 'Dois Coelhos' tem um dos trabalhos de efeitos visuais mais criativos e bem feitos do cinema nacional, aqui não foi diferente, com o diretor optando pelo uso de câmera lenta durante as lutas, que impactam nos golpes e aumentam o tom dramático da situação - como quando o personagem luta com seu rival na chuva.

O cineasta sabe usar os efeitos com maestria, intercalando com planos mais ágeis e sequenciais, evitando que o espectador fique cansado.

A fotografia também é primorosa: as cenas rodadas na periferia de Manaus têm um tom mais escuro/amarelado e após a mudança de Aldo para o Rio, onde dá seus primeiros passos como esportista profissional e conhece sua esposa Vivi (Cleo Pires), as cores se tornam mais claras e positivas.

Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo : Foto
Cleo Pires é Vivi, mulher de José Aldo
O único pecado do longa é mesclar gêneros diferentes - drama, romance e ação - deixando a trama mais difícil de ser entendida, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Isso também faz com que a história ganhe um ar de telenovela, mas mesmo assim, é inegável que aqui temos um longa que coloca a produção nacional num outro patamar, tanto pelo cuidado estético, quanto pela narrativa consistente.

Vale ser visto.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'MAIS FORTE QUE O MUNDO - A HISTÓRIA DE JOSÉ ALDO'
Gênero: 
Biografia
Direção e Roteiro: 
Afonso Poyart
Elenco: 
Claudia Ohana, Cléo Pires, Felipe Titto, Jackson Antunes, José Loreto, Malvino Salvador, Milhem Cortaz, Paloma Bernardi, Robson Nunes, Romulo Neto
Produção: 
Afonso Poyart
Fotografia: 
Carlos André Zalasik
Montador: 
Lucas Gonzaga
Trilha Sonora: 
Samuel Ferrari
Duração: 
104 min.
Ano: 
2015
País: 
Brasil
Cor: 
Colorido
Estreia: 
16/06/2016 (Brasil)
Distribuidora: 
Downtown Filmes / Paris Filmes
Estúdio: 
Globo Filmes
Classificação: 
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário